quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Bico D'obra




Os Bico D'Obra surgiram nos finais de 1978, no movimento que ficou conhecido como o "boom do rock nacional", estivemos à conversa com Armando Jorge Caetano, baixista e vocalista dos Bico D'Obra, que hoje em dia ainda continua no activo com a sua "Hard Cover Band".

P. – Olá Jorge! Quando formaste os Bico D'Obra? Foi por volta de 1980? Conta-nos como se deu o início da banda.
Jorge - Fundada nos finais de 1978.



P. - Quais era as vossas principais influências por estas alturas?
Jorge - Led Zeppelin e Deep Purple.

P. - Em que outras bandas participaste antes dos Bico D'Obra? Ainda chegaste a gravar um single com os Preâmbulo Que.
Jorge - Em 1975 realmente gravei o primeiro disco com Preâmbulo Quê, cujo produtor foi o José Cid. Além de ter participado em algumas musicas com ele e gravado o baixo com alguns artistas de então.

P. - Quais as principais dificuldades com que se deparavam naquela altura? Salas de ensaio? Disponibilidade para ensaiar? Falta de material? Ou outras?
Jorge - Quanto às dificuldades que se deparavam na altura, e no caso concreto de Bico D`Obra, não tínhamos qualquer problema nesses aspectos. Até porque era uma banda auto-suficiente, e que inclusivamente, aquando do aniversário de um conceituado periódico musical na altura " Misicalíssimo" que durou 3 dias e com 30 e tal bandas mas conhecidas na altura, foi todo o nosso cenário de som e luzes que esteve ao dispor, pois a maior parte das bandas de obrigava a aluguer, e nós tínhamos tudo.



P. - Em relação a concertos, tocavam regularmente ao vivo, ou era difícil encontrar sítios para tocar?
Jorge - Tocávamos ao vivo ligado a uma empresa de eventos, mas como é lógico nessa altura, havia muitos lobies e oportunistas.

P. - Com a edição do single "A Rasgar é que a Gente se Entende" em 81, conseguiram um maior número de fãs? O single passava com frequência na rádio?
Jorge - Não passou muito na rádio, mas tivemos na altura a sorte de haver um Senhor que nos adorava e nos levava á rádio e televisão: Júlio Isidro, que nos intitulava os Led Zeppelin portugueses. Até porque ao vivo reflectíamos o peso da nossa música que no disco não se declarava. E a gravadora nada fazia para nos vender, tanto pelos lobies, por sermos da província, e o hard não estar na moda nesse período.



P. - Para além das músicas dos singles, incluíam covers no vosso reportório? Quais essas covers?
Jorge - Nunca incluímos covers, tínhamos repertório próprio para todo o espectáculo.

P. - Em dezembro de 81 dá-se a grande maratona do rock, que memórias guardas desse dia? Ainda te lembras quais as bandas com quem tocaram?
Jorge - Houve realmente essa maratona mas me parece que era desse espectáculo que me referi há pouco, se a memória não me atraiçoa. Mas foram todas as bandas e artistas ligados ao rock de então.

P. - Em 1982 editaram o single "Portugal/ Os Fora Da Lei", tentaram por esta altura a edição de um LP também?
Jorge - Estaria previsto um LP brevemente, mas realmente havia dificuldade em todos os membros da banda mudarem para Lisboa onde tudo funcionava, já que todos tínhamos outras profissões.



P. - Achas que o chamado "Boom do Rock", significou uma lufada de ar fresco no panorama rock nacional?
Jorge - Foi uma lufada de ar fresco, mas conspurcada também, já que era uma loucura a procura das editoras quererem gravar bandas sem o mínimo de qualidade, tanto a nível técnico como da qualidade de muitas bandas.

P. - Quando terminaram os "Bico D'Obra"? O que achas que correu mal naquela altura para que os Bico D'Obra não tivessem tido continuidade?
Jorge - A razão da não continuidade tinha a haver, e como já referi, estarmos fora de Lisboa.

P. - Dos concertos que deram há algum que guardem alguma memória especial?
Jorge - Um memorável na Amadora.



P. - Manténs o contacto com os antigos elementos da banda hoje em dia?
Jorge - Algum contacto, até porque o baterista já faleceu há alguns anos.
Mesmo depois do 2º. single, houve mudanças na banda, saída do baterista e guitarrista. Inclusivamente a parte musical teve alguma alteração, se manteve o har mas mais sinfónico. E o guitarrista que entrou era o Chico Martins que ainda hoje é um dos grandes aqui no burgo, e acompanha agora o José Cid, e com uma carreira invejável. Ainda chegámos a apresentar a nova formula no extinto Rock Rend vous, e o Frodo se interessou em produzir o novo disco, mas...quería alterar o princípio das músicas e ...não !!!

P. - Hoje em dia tens a "Hard Cover Band", em que consiste este projecto?
Jorge - Criei os " Hard Cover Band" no intuito de uma homenagem ao hard rock das bandas míticas de 70 por gosto pessoal. E nesta altura se divide em 3 projectos, apenas a alteração de mais um músico, ou seja:
    - Hard Cover Band - Tributo ao hard rock 70
    - PurpleDeep - Tributo a Deep Purple (único no Pais)
    - Hard Zeppelin - Tributo a Led Zeppelin

P. - Depois de tantos anos, nunca desististe e ainda continuas no activo, poderemos dizer que o hard rock e o heavy metal ainda te corre nas veias?
Jorge - Sim , me corre nas veias. Apesar de ter parado totalmente como musico durante 19 anos desde 1994.

P. - Há alguma banda de hard rock ou heavy metal que ainda que ainda gostes ou sigas actualmente?
Jorge - Normalmente é o que ouço. O que não invalida que ouça outros tipos de musica e muito antagónicos.

P. - Passados todos estes anos, surpreende-te o facto dos Bico D'Obra ainda suscitarem interesse hoje em dia?
Jorge - Há sempre um interesse histórico, e até me mandaram há cerca de um mês, um álbum de rock português de 2ª linha que estava á venda em Inglaterra onde estavam incluídos 2 temas nossos.

P. - Há alguma história divertida que possas partilhar connosco?
Jorge - Sou muito mal de histórias, lembro de algumas, mas...?! Talvez o Mário Mata que fazia as nossas primeiras partes, quase se mijava todo antes de entrar em palco, eheheh.



P. - Algumas palavras que gostasses de acrescentar para terminar esta entrevista?
Jorge - As palavras só podem ser as minhas habituais: SIGA O ROCK ...

Votos de felicidades para o futuro e muito obrigado pelo tempo dispensado!




1 comentário:

  1. Tenho os dois singles grande banda do hard portugues curioso como seriam os outros temas que nao foram editados!

    ResponderEliminar

Simon Adams A.K.A. Bandwagon Sid

  Simon Adams A.K.A. Bandwagon Sid, was a regular at the Bandwagon (Soundhouse), in the early days of the NWOBHM movement, even winning the ...